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Exemplo de como pode construir um press release
(INTRODUÇÃO)
Antes de começar a ler o Press Release, o jornalista lê a entrada, um pequeno parágrafo entre o título e o texto que resume a informação do documento. A entrada deve conter a informação mais importante, não deve ter mais do que um parágrafo, com 3 ou 4 linhas, no máximo, ser concisa e directa.
(PRIMEIRO PARÁGRAFO)
No primeiro parágrafo, o jornalista vai encontrar a resposta às principais questões para elaborar a notícia: Quem, sobre quem é a história? O que aconteceu ou vai acontecer? Onde aconteceu ou vai acontecer? Quando aconteceu ou vai acontecer? Como isso aconteceu? Por que divulgar essas informações é importante? Este parágrafo é essencial para chamar a atenção e captar o leitor (jornalista) para o resto do texto.
(CORPO DO TEXTO)
É aqui que vamos desenvolver a informação que resumimos na entrada e no primeiro parágrafo. Vamos responder às questões. Como? e Porquê? e inserir as citações dos responsáveis da empresa que pretendemos colocar em discurso direto. O corpo do texto deve estar estruturado por ideias – uma frase, uma ideia – e dividido em parágrafos curtos, espaçados por uma linha, para não cansar a visão ou desmotivar a leitura. Importa reter que grandes manchas de texto são um convite a eliminar o Press Release!
(CONCLUSÃO)
No final do nosso Press Release, podemos acrescentar uma pequena conclusão, um parágrafo que resuma a informação descrita no corpo do texto. Isto porque muitos jornalistas têm tendência a «saltar» do primeiro parágrafo para o último e, dessa forma, podem aceder ao resumo da informação. Por outro lado, podemos também incluir nesta área do documento alguma informação adicional que suscite o «apetite» para saber mais ou até para motivar uma entrevista: «levantar a ponta do véu» sobre eventuais futuros avanços da empresa, como contratações ou entradas em mercados externos, entre outros.
(SOBRE A EMPRESA)
No final do nosso Press Release é essencial incluir um parágrafo com informação resumida sobre a empresa, para que o jornalista que eventualmente não conhece a companhia sobre a qual vai escrever possa saber, em traços gerais, o que faz, como nasceu e quais as suas linhas de orientação.
(CONTACTOS)
Além disso, é essencial inserir os contactos directos do assessor de imprensa, nomeadamente o Nome, Endereço de E-mail, Contactos Telefónicos e outros: Skype, LinkedIn, etc.
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