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Como funciona a Plataforma e toda a relação Lello/Parceiros ?

PLATAFORMA DIGITAL SWEG

OBJECTIVOS:

            - Plataforma digital de negócios

            - Serviços diferenciados

            - Criado de forma a partilhar receitas para qualquer pessoa

            - Diminuição da informalidade

- Um sistema simples onde os “Parceiros se registam para serem parceiros”, e onde “para ser parceiro basta ter NIF e IBAN” e estar registado na AGT

Existem vários tipos de parceiros:

Entidades – Organizações com quem se tem um acordo, essencialmente ligado à promoção da plataforma ( jornal de angola, tpa, rna, movicel, um banco etc ) os quais “promovem” a plataforma de uma forma a acordar e com o objectivo de “atingir o máximo numero possível de clientes potenciais”

As entidades recebem uma % sobre TODAS as vendas que forem feitas independentemente de como forem feitas.

Nesta figura de Entidades, a Lello coloca duas entidades “Desporto e Saúde” e “Ambiente” … Mensalmente está “alocado à área de Responsabilidade Social” uma % das vendas da empresa para esse objectivo.

Donos de conteúdo, produto ou serviço – Que disponibilizam conteúdos, serviços ou produtos para venda e que receberão a partir da Lello a maior percentagem do valor que for vendido.

Existem conversações avançadas e testes feitos nos API´s para interface com a Movicel, Unitel, ITA e ZAP. Existem conversações avançadas com parceitos como Vista Alegra, Angonabeiro e Sogrape, Jornal Economia e Mercado, Revista Mulher Africana ou os cartoons do Lito Silva, Sergi Piçarra e Nando assim como com fotógrafos reputados … 

Vendedores – São comissionistas a quem a Lello paga uma comissão pelas vendas que faz aos seus clientes. Estes vendedores recebem DIRECTO da Lello mesmo que façam parte de um distribuidor.

Distribuidores – Geralmente empresas que possuem “Vendedores  ou Operadores” – Serão geralmente lojas ( por exemplo Sistec ) onde num determinado balcão têm alguém que vende o serviço aos seus clientes. O distribuidor pode “ter operadores” a quem paga uma comissão a partir do valor que recebe ou “vendedores” que recebem uma comissão directo da Lello.

O Operador, perante a Lello, não precisa de ser validado em termos de NIF e IBAN porque a responsabilidade do pagamento da comissão do Operador é do Distribuidor.

 

 

PRODUTOS:

Existem produtos da Lello e produtos de “parceiros”. No caso da Lello os produtos são entregues pela Lello aos clientes.

No caso dos produtos dos Parceiros, eles são geridos e entregues pelo Parceiro ao cliente final e neste caso, a plataforma re-direcciona as notas de entrega para cada parceiro para que este possa fazer e controlar as suas entregas.

A Plataforma trata da venda LEGAL com emissão das Facturas, Recibos e Notas d Entrega, recepção de valores e distribuição do REVENUE SHARE, pelas parte envolvidas; No back-office garante ainda a contabilidade de Gestão da Lello.

Nos casos dos produtos, o processo FECHA quando o cliente recepciona o produto o que é feito por duas vias, preferencialmente por QR-CODE.

 

SERVIÇOS:

Os serviços têm lógica semelhante. A diferença é que os serviços ficam “automáticamente prontos” depois do cliente pagar.

QUE SERVIÇOS ?

- Existem vários serviços disponíveis:

               - Profiler Singular

- Cadastramento de todos os dados pessoais de uma pessoa singular de forma a toda a informação pessoal fique na Web. O Sistema envia alertas sempre que “prazos de validade” de documentos ou “eventos” estejam a atingir o seu término ( exº término da validade do anti-vírus ).

               - NOTA este serviço vai evoluir para um sistema de RH em 2022.

               - Profiler Empresarial

- Cadastramente de todos o dados corporativos de uma empresa de forma a que toda a informação fique na Web. Como no sistema singular, o sistema envia alertas sempre que “prazos de validade” ou “eventos” estejam a atingir o sue término ( exº caducidade da certidão do Registo Comercial )

- Este serviço vai evoluir para um sistema de informação tipo D&B onde a empresa pode “colocar informações que pretenda” para visualização livre na Web em locais da definir.

               - Serviços PESSOAIS

                              - Baptizados , Casamentos, Homenagens, Obituário, aniversários etc

- Criação de uma página simples e temporária referente à gestão de um evento pessoal como os acima descritos, envio de uma newsletter para uma lista de contactos ( exº a família ) e permissão ( ou não ) de comentários, filmes e fotos nessa página.

               - Serviços Empresariais

                              - Promoções, Eventos, Lançamentos de produtos.

- Criação de uma página simples e temporária referente à gestão de um evento Empresarial como os acima descritos, envio de uma newsletter para uma lista de contactos ( exº a família ) e permissão ( ou não ) de comentários, filmes e fotos nessa página.

               - Comunicações

- Interface com operadores de comunicações e serviços de dados de forma a que os clientes possam “comprar os serviços” de forma directa na plataforma com a emissão de Facturas de acordo com a Lei.

- Testes finalizados com a Movicel e os interfaces com a ZAP, Unitel, ITA estão feitos e apenas a aguardar os testes finais. Todos estes serviços aguardas a assinatura dos acordos finais.

               - Livros

- Venda de livros com “leitura em viva voz ou não” e de forma “parcial” ( livro novela ) ou não. O sistema não permite a cópia do link ou download do livro.

               - Jornais e Revistas

- Venda de Jornais e Revistas de forma semelhante à dos livros. O sistema não permite a cópia do link e tão pouco o download do jornal ou revista.

               - Nuvem

- Sistema de “armazenamento” na Web com sincronismo automático entre a máquina do cliente e o sistema de armazenamento.

- Evoluirá para VPS´s + Serviços de Correio profissional + Servidores Dedicados.  

- NOTA: Neste momento temos 1 Peta disponível e 12 servidores já instalados

MODUS OPERANDI:

               - Todos os parceiros são registados pela Lello no sistema; Dados obrigatórios:

                              - NIF

                              - NOME

                              - IBAN

- Todos os produtos e serviços estão e serão registados no sistema pela Lello, onde o “revenue share” é registado de acordo com o definido nos acordos que vierem a ser feitos.

- Através dos vendedores e distribuidores os clientes farão as suas compras da seguinte forma:

                              - Acesso ao website ou loja do Parceiro

                              - Registo

                              - Validação/confirmação do mail

                              - POS

                              - Proforma com referência para pagar

                              - Pagamento por TPA, ATM ou Emis Express

                              - Emissão de factura

- Accionamento do processo de entrega para o caso de produtos físicos ou carimbos.

                                            - Accionamento do processo dos serviços           

                                            - Revenue share automático

- A partir da sua área privada, cada parte, cliente, vendedor, distribuidor, entidade, dono do serviço, e claro, Lello tem visão imediata de tudo o que estiver relacionado consigo… Dados, Cadastro de Compras, Conta Corrente, Facturas etc .

- No fim de cada mês cada parte “emite uma factura à Lello” para que esta pague a parte respectiva e que consta no sistema.

- A plataforma tem um sistema de “facturação certificada” pela AGT para que todas as partes possam emitir FACTURAS CERTIFICADAS e possam produzir o seu ficheiro SAF-T de acordo com a Lei.

- Parceiros que possuam o seu próprio sistema de facturação certificado podem usar esse seu sistema podendo apenas haver um pequeno atrazo no pagamento neste caso porque essa factura tem que ser validada para a conformidade com os valores e a lei, antes de ser paga.

 SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS - VENDA:

               - Visita do cliente ao WebSite ou à loja física

               - Registo na plataforma

                              - Validação do mail

- Escolha do Produto ou Serviço

- Carrinho de compras

- Confirmação da compra

- Emissão da Proforma com código por referência

- Pagamento por ATM, TPA ou Emis Express

                                            - Factura/Recibo

                              - Instruções de uso do serviços

                              - e/ou sequência para entrega do produto ou serviço físico.

 

SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS – PARCEIROS:

               - Visita do cliente ao WebSite

               - Registo na plataforma

                              - Validação do mail

- No BackOffice

- Avaliação do Parceiro e confirmação dos dados

- Contacto pessoal via telefone

- Contacto Pessoal em modo aleatório

- Validação do parceiro

               - No Front Office / Parceiro

                              - Promoção perante os seus clientes

                              - Vendas

                              - No fim de cada mês até ao dia 8

                                            - Pedido de pagamento do seu saldo com emissão de factura SWEG

                                            - Envio para pagamento directo para a área de Finanças da Lello

                                            - Processamento do pagamento

                                                           - Registo na área privada do Parceiro do pagamnto processado

                                                           - Envio do comprovante de pagamento ao Parceiro

                                            - Pedido de pagamento do seu saldo com emissão de fatura própria

                                                           - Processar pedido na Plataforma

                                                           - Escolher opção “factura própria”

                                            - Recepção da factura do Parceiro

                                                           - Confirmação da qualidade da factura para pagamento

                                                           - Pagamento

                                                           - Registo na área privada do pagamento ao Parceiro

                                                           - Envio de comprovante de pagamento ao Parceiro.

SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS – ENTREGA PRODUTO e/ou SERVIÇO especial:

               - Visita do cliente ao WebSite ou à loja física

               - Registo na plataforma

                              - Validação do mail

- Escolha do Produto ou Serviço

- Carrinho de compras

- Confirmação da compra

- Emissão da Proforma com código por referência

- Pagamento por ATM, TPA ou Emis Express

                                            - Factura/Recibo

                              - Envio de mails  para:

- Armazém para proceder à entrega informando morada e contactos do cliente.

- Cliente final informando a morada e os contactos do responsável do armazém.

- Emissão da Nota de Entrega com QR-Code

- Entrega do produto ao cliente com certificação por QR-CODE

SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS – SERVIÇO DE EVENTO PESSOAL OU EMPRESARIAL:

               - Visita do cliente ao WebSite ou à loja física

               - Registo na plataforma

                              - Validação do mail

- Escolha do Serviço respectivo

- Carrinho de compras

               - Escolha do período de tempo para o serviço  estar no “ar”

- Confirmação da compra

- Emissão da Proforma com código por referência

- Pagamento por ATM, TPA ou Emis Express

                                            - Factura/Recibo

                              - Envio de mails  com instruções para uso do serviço:

                                            - Recepção de uma página por defeito com o serviço adquirido

- Cliente muda a página por defeito de forma simples com “drag&drop” de funcionalidades disponíveis e com mudança e upload das suas fotos, vídeos e mapas pretendidos.

               - Cliente define se serviço:

                              - Tem comentários livres

                              - Tem comentários “auditados”

                              - Não tem comentários

- Cliente criar agora a sua lista de contactos ( ou utiliza uma lista de contactos que já possua )

- Cliente “envia agora esta página ( que é na realidade uma newsletter especial com formato de webpage ) para a sua lista de contactos.

- Cliente tem que AGORA acompanhar o evoluir da página até à data e, que termine o serviço.

SERVIÇOS FINALIZADOS EM FASE DE TESTES

            - Validação por SMS ou mensagem de celular

- Está em testes e acertos o sistema de validação dos registos por celular e/ou What´s up.

               - Gestão Documental

- Sistema onde o cliente compra um “fluxo de gestão documental para a sua organização” que fica a ser gerida pela Plataforma. O cliente tem que “1-comprar o serviço, 2- definir o mail do secretariado 3- definir os utilizadores dentro da organização 4- definir as pastas de arquivos”. Coloca o link no seu site e partir daí qualquer pessoa que envie um documento para a Organização fica com uma área privada onde “acompanha” o que se passa com o documento até á resposta final. Esse acompanhamento PODE SER, se o cliente assim o entender, dando os detalhes de cada passo do documento na organização do cliente.

               - Gestão de Eventos

- Sistema onde o cliente compra o evento, define os palestrantes, horário e sequência das intervenções e se o evento tem votação ou pesquisa de opinião. O sistema envia os convites com QR-code, controla as entradas, permite a votação e FECHA COM A ACTA SINTESE.

               - Sistema de gestão de Associações, Ordens, Clubes e Camaras

- Sistema que, baseado no serviço “Profiler” faz o gerenciamento de membros com todas as componentes envolvidas relacionadas com a gestão e controlo incluindo formação.      

               - Sistema de produção de carimbos

- O cliente compra um carimbo com um determinado formato e faz o upload do logo e informações pretendidas no carimbo. A Lello processará o carimbo e enviará um simulador antes de executar. O carimbo é processado em menos de 1 hora.

               - Sistema de conversão de “áudio e vídeo – Cassetes, VHS e Vinil” para “digital”

- Sistema “por encomenda” onde o cliente solicita uma cotação para a conversão de Cassetes ou fitas de áudio ou Video, discos de Vinil. A Lello fará uma avaliação e apresenta uma preço para essa conversão. 

SERVIÇOS PLANEADOS

                                             - HR

- A partir do profiler o sistema vai evoluir para um HR simples onde um conjunto de operações ( hoje manuais ) serão automatizadas.

                              - Gestão de crédito

- O cliente compra um sistema que permite gerar e controlar um crédito com base num sistema tipo “letras” monitorando todo o processo, com alertass e avisos, mantendo o controlo da conta corrente do cliente que beneficia do crédito.

                              - Simulador empresarial

- Sistema que simula a criação, operação até ao encerramento de uma empresa com a simulação de TODOS os documentos legais de Angola, Plano de negócios, lançamentos contabilísticos, fechos de contabilidade, até ao “encerramento” de uma empresa.

                              - Serviço de informação tipo D & B

- Sistema a partir do Profiler que irá permitir a empresa “carregar os seus dados” e disponibilizar a informação que pretender para a WEB de forma a que o publico em geral fique a conhecer quem é a empresa e as suas contas.  

               - VPS´s  

                              - A partir do nosso sistema já instalado pensa-se oferecer sistemas de VPS´s

               - Mail profissional

               - PABX virtual

O que é o MOMENTO DA VERDADE da Lello ?

O momento da verdade da Lello é um "modo de estar no trabalho".

Efectivamente todos os trabalhadores da Lello, ao assinarem o código de conduta, é-lhes transmitido este "conceito e modo de estar".

Em que consiste?

Todo o trabalhador é convidado a "diariámente fazer uma auto-análise" quando "atravessa a porta de entrada da empresa".

Essa auto-análise consiste em fazer uma pergunta a si próprio: "... Se eu fosse cliente, comprava aqui?" 

A resposta tem que ser "sim" ... Não sendo, há coisas que, na empresa, terão que mudar e o trabalhador tem a porta aberta a nível de toda a hierarquia da empresa para fazer chegar a "sua razão para, eventualmente, não comprar na Empresa".  

O que aconteceu à Lello ?

Cara(o) amiga(o)

O que aconteceu com a Lello tem a ver com vários factores e a saber:

a- A empresa com mais de 90 anos, em regime familiar, teve problemas com a evolução lógica da idade dos seus fundadores que passaram para os seus herdeiros.

b- Em 1975, com a Independência houve problemas ligados à gestão da empresa e também ao facto de parte dos herdeiros ter decidido partir para outras partes do Mundo, facto que deixou a empresa com algumas debilidades no que diz respeito à gestão e ao empenho.

c- Em simultâneo, o processo de adaptação dos novos gestores à Economia Socialista Planificada, também não foi fácil, e, sendo a Lello uma livraria teve grandes dificuldades em manter o seu perfil de Livraria, fruto do tipo de controlo que os sistemas socialistas exigem de quem está neste tipo de actividade.

d- O factor guerra provocou também problemas sérios na gestão das filiais que não conseguiam ter sustentabilidade económica.

e- É assim que a empresa, numa tentativa de ir-se mantendo em funcionamento, foi vendendo o seu património, primeiro nas provincias e logo depois em Luanda. Foi igualmente tentando abrir novas áreas de negócio, nomeadamente através da representação de máquinas de escritório, coisa não fácil, para quem o "kernel" não envolve assistência técnica nem manutenção de peças sobressalentes, garantias e demais requisitos para este tipo de mercadorias.

f- Finalmente em 2014, com a crise que o País re-começou a ter, ainda se agudizaram mais os problemas da empresa que não teve outra solução senão vender o seu património na totalidade e iniciar o processo de encerramento da empresa.

g- Sobraram umas pequenas instalações no edifício Biker, 4 trabalhadores que foram mantendo, com prejuízo a actividade e que se previa também fechar logo que todos os pendentes administrativos estivessem concluídos.

g- Em 2015, Rui Santos, empresário, acreditando no valor da marca Lello, iniciou um processo de discussão para aquisição da marca e das empresas associadas, tendo o processo culminado em 4 de Março de 2016, com a aquisição das empresas 1-Lello, SA e 2-Lello Lello & Cia, Lda assim como o que sobrou do património da empresa, a lojinha com cinquenta mts2 no velhissimo prédio Biker. 

h- A nova gestão vai tentar repôr o nome Lello de novo no destaque que merece e introduzir novos serviços e produtos adaptados à nova realidade de Angola e, quiça, crescer para, qual Fenix, atingir o restauro do nome Lello que, já teve.