PLATAFORMA DIGITAL SWEG
OBJECTIVOS:
- Plataforma digital de negócios
- Serviços diferenciados
- Criado de forma a partilhar receitas para qualquer pessoa
- Diminuição da informalidade
- Um sistema simples onde os “Parceiros se registam para serem parceiros”, e onde “para ser parceiro basta ter NIF e IBAN” e estar registado na AGT
Existem vários tipos de parceiros:
Entidades – Organizações com quem se tem um acordo, essencialmente ligado à promoção da plataforma ( jornal de angola, tpa, rna, movicel, um banco etc ) os quais “promovem” a plataforma de uma forma a acordar e com o objectivo de “atingir o máximo numero possível de clientes potenciais”
As entidades recebem uma % sobre TODAS as vendas que forem feitas independentemente de como forem feitas.
Nesta figura de Entidades, a Lello coloca duas entidades “Desporto e Saúde” e “Ambiente” … Mensalmente está “alocado à área de Responsabilidade Social” uma % das vendas da empresa para esse objectivo.
Donos de conteúdo, produto ou serviço – Que disponibilizam conteúdos, serviços ou produtos para venda e que receberão a partir da Lello a maior percentagem do valor que for vendido.
Existem conversações avançadas e testes feitos nos API´s para interface com a Movicel, Unitel, ITA e ZAP. Existem conversações avançadas com parceitos como Vista Alegra, Angonabeiro e Sogrape, Jornal Economia e Mercado, Revista Mulher Africana ou os cartoons do Lito Silva, Sergi Piçarra e Nando assim como com fotógrafos reputados …
Vendedores – São comissionistas a quem a Lello paga uma comissão pelas vendas que faz aos seus clientes. Estes vendedores recebem DIRECTO da Lello mesmo que façam parte de um distribuidor.
Distribuidores – Geralmente empresas que possuem “Vendedores ou Operadores” – Serão geralmente lojas ( por exemplo Sistec ) onde num determinado balcão têm alguém que vende o serviço aos seus clientes. O distribuidor pode “ter operadores” a quem paga uma comissão a partir do valor que recebe ou “vendedores” que recebem uma comissão directo da Lello.
O Operador, perante a Lello, não precisa de ser validado em termos de NIF e IBAN porque a responsabilidade do pagamento da comissão do Operador é do Distribuidor.
PRODUTOS:
Existem produtos da Lello e produtos de “parceiros”. No caso da Lello os produtos são entregues pela Lello aos clientes.
No caso dos produtos dos Parceiros, eles são geridos e entregues pelo Parceiro ao cliente final e neste caso, a plataforma re-direcciona as notas de entrega para cada parceiro para que este possa fazer e controlar as suas entregas.
A Plataforma trata da venda LEGAL com emissão das Facturas, Recibos e Notas d Entrega, recepção de valores e distribuição do REVENUE SHARE, pelas parte envolvidas; No back-office garante ainda a contabilidade de Gestão da Lello.
Nos casos dos produtos, o processo FECHA quando o cliente recepciona o produto o que é feito por duas vias, preferencialmente por QR-CODE.
SERVIÇOS:
Os serviços têm lógica semelhante. A diferença é que os serviços ficam “automáticamente prontos” depois do cliente pagar.
QUE SERVIÇOS ?
- Existem vários serviços disponíveis:
- Profiler Singular
- Cadastramento de todos os dados pessoais de uma pessoa singular de forma a toda a informação pessoal fique na Web. O Sistema envia alertas sempre que “prazos de validade” de documentos ou “eventos” estejam a atingir o seu término ( exº término da validade do anti-vírus ).
- NOTA este serviço vai evoluir para um sistema de RH em 2022.
- Profiler Empresarial
- Cadastramente de todos o dados corporativos de uma empresa de forma a que toda a informação fique na Web. Como no sistema singular, o sistema envia alertas sempre que “prazos de validade” ou “eventos” estejam a atingir o sue término ( exº caducidade da certidão do Registo Comercial )
- Este serviço vai evoluir para um sistema de informação tipo D&B onde a empresa pode “colocar informações que pretenda” para visualização livre na Web em locais da definir.
- Serviços PESSOAIS
- Baptizados , Casamentos, Homenagens, Obituário, aniversários etc
- Criação de uma página simples e temporária referente à gestão de um evento pessoal como os acima descritos, envio de uma newsletter para uma lista de contactos ( exº a família ) e permissão ( ou não ) de comentários, filmes e fotos nessa página.
- Serviços Empresariais
- Promoções, Eventos, Lançamentos de produtos.
- Criação de uma página simples e temporária referente à gestão de um evento Empresarial como os acima descritos, envio de uma newsletter para uma lista de contactos ( exº a família ) e permissão ( ou não ) de comentários, filmes e fotos nessa página.
- Comunicações
- Interface com operadores de comunicações e serviços de dados de forma a que os clientes possam “comprar os serviços” de forma directa na plataforma com a emissão de Facturas de acordo com a Lei.
- Testes finalizados com a Movicel e os interfaces com a ZAP, Unitel, ITA estão feitos e apenas a aguardar os testes finais. Todos estes serviços aguardas a assinatura dos acordos finais.
- Livros
- Venda de livros com “leitura em viva voz ou não” e de forma “parcial” ( livro novela ) ou não. O sistema não permite a cópia do link ou download do livro.
- Jornais e Revistas
- Venda de Jornais e Revistas de forma semelhante à dos livros. O sistema não permite a cópia do link e tão pouco o download do jornal ou revista.
- Nuvem
- Sistema de “armazenamento” na Web com sincronismo automático entre a máquina do cliente e o sistema de armazenamento.
- Evoluirá para VPS´s + Serviços de Correio profissional + Servidores Dedicados.
- NOTA: Neste momento temos 1 Peta disponível e 12 servidores já instalados
MODUS OPERANDI:
- Todos os parceiros são registados pela Lello no sistema; Dados obrigatórios:
- NIF
- NOME
- IBAN
- Todos os produtos e serviços estão e serão registados no sistema pela Lello, onde o “revenue share” é registado de acordo com o definido nos acordos que vierem a ser feitos.
- Através dos vendedores e distribuidores os clientes farão as suas compras da seguinte forma:
- Acesso ao website ou loja do Parceiro
- Registo
- Validação/confirmação do mail
- POS
- Proforma com referência para pagar
- Pagamento por TPA, ATM ou Emis Express
- Emissão de factura
- Accionamento do processo de entrega para o caso de produtos físicos ou carimbos.
- Accionamento do processo dos serviços
- Revenue share automático
- A partir da sua área privada, cada parte, cliente, vendedor, distribuidor, entidade, dono do serviço, e claro, Lello tem visão imediata de tudo o que estiver relacionado consigo… Dados, Cadastro de Compras, Conta Corrente, Facturas etc .
- No fim de cada mês cada parte “emite uma factura à Lello” para que esta pague a parte respectiva e que consta no sistema.
- A plataforma tem um sistema de “facturação certificada” pela AGT para que todas as partes possam emitir FACTURAS CERTIFICADAS e possam produzir o seu ficheiro SAF-T de acordo com a Lei.
- Parceiros que possuam o seu próprio sistema de facturação certificado podem usar esse seu sistema podendo apenas haver um pequeno atrazo no pagamento neste caso porque essa factura tem que ser validada para a conformidade com os valores e a lei, antes de ser paga.
SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS - VENDA:
- Visita do cliente ao WebSite ou à loja física
- Registo na plataforma
- Validação do mail
- Escolha do Produto ou Serviço
- Carrinho de compras
- Confirmação da compra
- Emissão da Proforma com código por referência
- Pagamento por ATM, TPA ou Emis Express
- Factura/Recibo
- Instruções de uso do serviços
- e/ou sequência para entrega do produto ou serviço físico.
SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS – PARCEIROS:
- Visita do cliente ao WebSite
- Registo na plataforma
- Validação do mail
- No BackOffice
- Avaliação do Parceiro e confirmação dos dados
- Contacto pessoal via telefone
- Contacto Pessoal em modo aleatório
- Validação do parceiro
- No Front Office / Parceiro
- Promoção perante os seus clientes
- Vendas
- No fim de cada mês até ao dia 8
- Pedido de pagamento do seu saldo com emissão de factura SWEG
- Envio para pagamento directo para a área de Finanças da Lello
- Processamento do pagamento
- Registo na área privada do Parceiro do pagamnto processado
- Envio do comprovante de pagamento ao Parceiro
- Pedido de pagamento do seu saldo com emissão de fatura própria
- Processar pedido na Plataforma
- Escolher opção “factura própria”
- Recepção da factura do Parceiro
- Confirmação da qualidade da factura para pagamento
- Pagamento
- Registo na área privada do pagamento ao Parceiro
- Envio de comprovante de pagamento ao Parceiro.
SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS – ENTREGA PRODUTO e/ou SERVIÇO especial:
- Visita do cliente ao WebSite ou à loja física
- Registo na plataforma
- Validação do mail
- Escolha do Produto ou Serviço
- Carrinho de compras
- Confirmação da compra
- Emissão da Proforma com código por referência
- Pagamento por ATM, TPA ou Emis Express
- Factura/Recibo
- Envio de mails para:
- Armazém para proceder à entrega informando morada e contactos do cliente.
- Cliente final informando a morada e os contactos do responsável do armazém.
- Emissão da Nota de Entrega com QR-Code
- Entrega do produto ao cliente com certificação por QR-CODE
SEQUÊNCIA OPERACIONAL – FLUXO DE PROCEDIMENTOS – SERVIÇO DE EVENTO PESSOAL OU EMPRESARIAL:
- Visita do cliente ao WebSite ou à loja física
- Registo na plataforma
- Validação do mail
- Escolha do Serviço respectivo
- Carrinho de compras
- Escolha do período de tempo para o serviço estar no “ar”
- Confirmação da compra
- Emissão da Proforma com código por referência
- Pagamento por ATM, TPA ou Emis Express
- Factura/Recibo
- Envio de mails com instruções para uso do serviço:
- Recepção de uma página por defeito com o serviço adquirido
- Cliente muda a página por defeito de forma simples com “drag&drop” de funcionalidades disponíveis e com mudança e upload das suas fotos, vídeos e mapas pretendidos.
- Cliente define se serviço:
- Tem comentários livres
- Tem comentários “auditados”
- Não tem comentários
- Cliente criar agora a sua lista de contactos ( ou utiliza uma lista de contactos que já possua )
- Cliente “envia agora esta página ( que é na realidade uma newsletter especial com formato de webpage ) para a sua lista de contactos.
- Cliente tem que AGORA acompanhar o evoluir da página até à data e, que termine o serviço.
SERVIÇOS FINALIZADOS EM FASE DE TESTES
- Validação por SMS ou mensagem de celular
- Está em testes e acertos o sistema de validação dos registos por celular e/ou What´s up.
- Gestão Documental
- Sistema onde o cliente compra um “fluxo de gestão documental para a sua organização” que fica a ser gerida pela Plataforma. O cliente tem que “1-comprar o serviço, 2- definir o mail do secretariado 3- definir os utilizadores dentro da organização 4- definir as pastas de arquivos”. Coloca o link no seu site e partir daí qualquer pessoa que envie um documento para a Organização fica com uma área privada onde “acompanha” o que se passa com o documento até á resposta final. Esse acompanhamento PODE SER, se o cliente assim o entender, dando os detalhes de cada passo do documento na organização do cliente.
- Gestão de Eventos
- Sistema onde o cliente compra o evento, define os palestrantes, horário e sequência das intervenções e se o evento tem votação ou pesquisa de opinião. O sistema envia os convites com QR-code, controla as entradas, permite a votação e FECHA COM A ACTA SINTESE.
- Sistema de gestão de Associações, Ordens, Clubes e Camaras
- Sistema que, baseado no serviço “Profiler” faz o gerenciamento de membros com todas as componentes envolvidas relacionadas com a gestão e controlo incluindo formação.
- Sistema de produção de carimbos e Classificados em Jornais, Revistas, TV ou Radio.
- O cliente compra um carimbo com um determinado formato e faz o upload do logo e informações pretendidas no carimbo. A Lello processará o carimbo e enviará um simulador antes de executar. O carimbo é processado em menos de 1 hora depois de aprovado. Ao fazer a compra o cliente fica, na sua área privada, com um sistema que permite interagir com quem vai produzir o carimbo. Esta solução pode ser usada para Carimbos, anúncios ou qualquer outro trabalho que possa vir a ser desenvolvido pela Lello que tenha necessidade de uma preparação e aprovação prévia do cliente antes do processo de fabrico.
- Contabilidade básica e de gestão
- O cliente compra um mini programa de contabilidade que lhe permite fazer contabilidade básica com com lançamentos simples. O Plano de Contas apenas tem “As contas de Lançamento” e não tem a “arvore” pelo que, isso tem que ser levado em conta no momento da criação do Plano de Contas. O sistema permite que existam mais do que um Plano de Contas, e, ao lançar numa conta, reflete automáticamente noutra conta de outro plano ( exº PGC a lançar num plano adicional que já possua as IFRS ou num plano de contas de outro País no caso de uma contabilidade que pretenda manter a relação “filial-sede” ). Tem também a particularidade de se poderem fazer lançamentos utilizando a tecnologia que a Lello desenvolveu para Leitura de Livros assim como a chamada “contabilidade para não contabilistas” onde se tipificam os lançamentos por tipo de documentos com pré-classificação feita nos parâmetros.
- Sistema de facturação
- O cliente compra um programa de facturação simples certificado pela AGT ( Angola ) que lhe permite emitir Facturas certificadas para produtos e serviços que possua e queira vender. Pode comprar o programa associado ou não ao programa de Contabilidade Básica, e, nesse caso, pode pré-classificar os produtos e serviços de tal forma que, quando fizer Facturas, automáticamente está a fazer a contabilidade de gestão.
- Biblioteca
- O cliente compra o acesso à leitura de um ou mais livros que se encontra registados na Biblioteca por um período de tempo determinado. A plataforma apenas “vende” o acesso a um livro que possui fisicamente e as quantidades de leituras em simultâneo dependerão da quantidade de livros físicos que a Biblioteca Lello possua tal como se uma biblioteca física se tratasse. Ao fim do período determinado, escolhido pelo cliente, o livro volta para stock para poder ser “alugado” por outro cliente.
- Sistema de conversão de “áudio e vídeo – Cassetes, VHS e Vinil” para “digital”
- Sistema “por encomenda” onde o cliente solicita uma cotação para a conversão de Cassetes ou fitas de áudio ou Video, discos de Vinil. A Lello fará uma avaliação e apresenta uma preço para essa conversão.
SERVIÇOS PLANEADOS
- HR
- A partir do profiler o sistema vai evoluir para um HR simples onde um conjunto de operações ( hoje manuais ) serão automatizadas.
- Gestão de crédito
- O cliente compra um sistema que permite gerar e controlar um crédito com base num sistema tipo “letras” monitorando todo o processo, com alertass e avisos, mantendo o controlo da conta corrente do cliente que beneficia do crédito.
- Simulador empresarial
- Sistema que simula a criação, operação até ao encerramento de uma empresa com a simulação de TODOS os documentos legais de Angola, Plano de negócios, lançamentos contabilísticos, fechos de contabilidade, até ao “encerramento” de uma empresa.
- Serviço de informação tipo D & B
- Sistema a partir do Profiler que irá permitir a empresa “carregar os seus dados” e disponibilizar a informação que pretender para a WEB de forma a que o publico em geral fique a conhecer quem é a empresa e as suas contas.
- VPS´s
- A partir do nosso sistema já instalado pensa-se oferecer sistemas de VPS´s
- Mail profissional
- PABX virtual