Durante a última década do século XX e a primeira do corrente, dediquei--me intensamente à investigação, ensino e escrita. Estas três actividades estão na origem da produção de textos diversos, parte dos quais aqui reunidos, propostos à leitura e lidos em congressos, colóquios, seminários realizados em diferentes lugares do mundo.
ALUMBU - O Cânone Endógeno no Campo Literário Angolano. Para uma
Hermenêutica Cultural é assim uma colectânea de textos que pretende inscrever-se na melhor tradição ensaística e tematizar problemáticas da cultura angolana no contexto mais geral das culturas africanas.
Ao longo das suas duzentas páginas, predomina o registo ensaístico. As preocupações com o rigor académico são subalternizadas, apesar do tendencial ritmo discursivo. Já as referências bibliográficas, sem serem exaustivas, cumprem apenas uma função informativa para o grande público. Por essa razão, fiel à história do presente, conservei as marcas das circunstâncias em que cada texto foi escrito. Isso mesmo pode ser observado, por exemplo, na construção dos tempos verbais, deícticos, paráfrases, referências feitas a editoras, livrarias e instituições que hoje já não existem
ou ainda em alusões à reforma curricular desencadeada, em Angola e Portugal, durante os anos 90 do século passado e à implementação das deliberações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a cultura.
Os textos foram trazidos a público entre 1997 e 2010. Mas a sua sequencialização não obedece a esta ordem cronológica.
O Cânone no Campo Literário Angolanoé uma síntese que faço das linhas de força dos problemas que o ensino da literatura e a perspectiva teórica construtivista suscitam. Deste modo, a secção dedicada aos Tópicos para um Curso Ideal de Literatura Angolana representa uma base de que se podem extrair elementos para compor uma proposta de conteúdos programáticos para o ensino
da Literatura.
O Endógeno e o Universal na Literatura Angolanaé uma versão da comunicação que apresentei no painel cultural do Seminário sobre a Realidade Política, Económica e Cultural de Angola, realizado pela Embaixada de Angola em Paris, de 6 a 9 de Novembro 2001, por ocasião da Festa Nacional do 11 de Novembro, dia da independência de Angola.
Outros Cânones e Novas Leituras para a Literatura Angolanaé uma versão do texto da comunicação apresentada no I Encontro Internacional de Literatura Angolana, realizado em Luanda, por iniciativa da União dos Escritores Angolanos, no mês de Dezembro de 1997.
A Problemática do Ensino da Literatura Angolana e da Teorização Literáriacondensa algumas reflexões sobre a dimensão cultural da educação literária no ensino secundário do sistema educativo angolano. É o texto da comunicação apresentada no III Simpósio sobre Cultura Nacional, realizado pelo Ministério da Cultura em Luanda, de 11 a 16 de Setembro, em 2006.
A Literatura Angolana, a Formação de um Cânone Literário Mínimo de
Língua Portuguesa e as Estratégias da sua Difusão e Ensinoé uma versão da comunicação apresentada no III Seminário para a Edificação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, realizado pelo Secretariado Executivo da CPLP, de 5 a 8 de Junho de 2001, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O Ensino das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em Áfricacorresponde a uma secção do capítulo anterior que o editor entendeu autonomizar.Duas Gerações Literárias no Dealbar do Século XX Angolano. Propostas para a História Literáriaé o texto da comunicação apresentada no Congresso sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2003.
Angolanidade e Crioulidade: o Substantivo e a Falácia é uma versão da comunicação apresentada num painel inserido no ciclo de debates sobre Angola, realizado em 2000, na Universidade Russa da Amizade dos Povos, em Moscovo, por iniciativa da Embaixada de Angola e do Instituto África da Academia de Ciências da Rússia, por ocasião do 11 de Novembro, dia da independência de Angola.
A Incompletude no Processo de Disciplinarização das Literaturas Africanas é o texto da conferência de encerramento proferida no IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, na cidade histórica de Ouro Preto, em Novembro de 2010.
LUÍS KANDJIMBO,nasceu na cidade de Benguela.
Ensaísta e crítico literário, é membro da União dos Escritores
Angolanos (UEA), Academia Angolana de Letras (AAL), Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC) e da Associação para o Estudo das Literaturas Africanas
de Paris (APELA). Doutorado em Estudos de Literatura e Mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, presentemente é director-geral do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola, professor nos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de
Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto e da Academia
de Ciências Sociais e Tecnologias e investigador do Instituto de
Estudos Literários e Tradição da FCSH da Universidade Nova de
Lisboa.
Tem várias obras publicadas desde 1988, sendo as mais recentes: IDEOGRAMAS DE NGANDJI(Ensaio), Triangularte Editora, Luanda, 2013, e ACASOS & MELOMANIAS URBANAS
(Estórias), Editora Acácias, 2018.
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©Luís Kandjimbo/MAYAMBA EDITORA, 2019
Autor: Luís Kandjimbo
Título: ALUMBU - O CÂNONE ENDÓGENO NO CAMPO LITERÁRIO ANGOLANO.
PARA UMA HERMENÊUTICA CULTURAL
Revisão linguística Vera Marques e Palmira Simões
Colecção: Kunyonga
Editor: Arlindo Isabel
Capa e paginação: Carlos Roque
Imagem da capa Aguarela de Dília Fraguito
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1.ª edição, Luanda, Julho de 2019
Impressão Imprimarte
Tiragem: 2000 exemplares
Depósito Legal n.° 8687/2018
ISBN978-989-761-187-2